Qual a Diferença entre Teste Vocacional e Orientação Profissional?
Existe uma grande confusão a respeito do que é Orientação Profissional e o que são os testes vocacionais. Várias pessoas ao procurar meus serviços, perguntam: “Você aplica teste vocacional?”
Às vezes sinto que o desejo das pessoas seria o de que houvesse algum exame, como os exames clínicos que fazemos quando vamos ao médico, que indicasse a profissão que uma pessoa deve seguir. Mas este tipo de teste não existe, pois os elementos que fazem parte da escolha profissional de uma pessoa não podem ser avaliados desta maneira.
O próprio conceito de vocação pode gerar confusão, pois no contexto religioso significa o ato de ser chamado ou predestinado para determinado fim. A partir daí, a cultura usa o termo vocação como sendo uma inclinação e predisposição para certo gênero de vida, profissão, estudo ou arte; tendência. O problema das duas definições é que elas partem do pressuposto de um predestinação. Neste sentido, nenhum teste vocacional é capaz de medir a vocação de uma pessoa.
Mas ainda existe um terceiro conceito define vocação como um conjunto de talentos e habilidades que a pessoa possui e que permitem que ela tenha mais facilidade em algumas áreas e menos em outras. Portanto, o que se chama de teste vocacional é um conjunto de testes que permite avaliar interesses, características de personalidade e capacidades intelectuais de um indivíduo. Também é importante lembrar que os resultados do teste vocacional dependem de uma interpretação feita por um psicólogo capacitado, pois testes isoladamente não fornecem respostas suficientes para fundamentar a escolha profissional de alguém.
Teste Vocacional é um conceito antigo relacionado à noção de um exame que mostra qual carreira uma pessoa deve seguir. Embora esta já tenha sido uma forma de trabalhar no passado, atualmente trabalha-se com a noção de Orientação Vocacional ou de Orientação Profissional, vistos como um processo onde o poder de escolher está nas mãos do cliente. O papel do orientador é o de ajudar a pessoa a compreender melhor suas características pessoais, seus sonhos, seus desejos, os riscos e os esforços que está disposta e fazer.
Antes de mais nada, é preciso destacar que OP é um Processo que visa auxiliar o orientando a:
- Construir um projeto de vida que vá além da vida profissional, levando em consideração sua relação com as outras pessoas, estilo de vida e sonhos.
- Compreender suas principais características e aspirações e a escolher uma profissão compatível com estas características.
- Desenvolver a habilidade de fazer escolhas guiadas por um projeto de vida.
- Durante este processo, costuma-se trabalhar para que o orientando desenvolva algumas características que serão importantes para a realização da escolha da profissão. Dentre estas características estão: Autoconhecimento; Responsabilidade pela escolha; Conhecimento a respeito das profissões e do mercado de trabalho.
Os testes podem ser usados no processo de orientação profissional, mas não são obrigatórios. Eles são uma forma do psicólogo levantar informações sobre seu cliente, que serão úteis para o processo de orientação. Mas estas mesmas informações podem ser obtidas por meio de recursos clínicos que o psicólogo domine.
IMPORTANTE: pela legislação brasileira, apenas psicólogos com registro no Conselho Regional de Psicologia estão autorizados a aplicar e interpretar testes psicológicos. Esta restrição tem uma razão de existir, pois o desenvolvimento de um teste é um processo longo e que exige anos de pesquisa. Além disso, o psicólogo deve ter uma capacitação específica para saber aplicar e interpretar os resultados dos testes que usa. Portanto, não acredite em testes disponíveis gratuitamente na internet.
O mais importante neste processo é a participação do cliente, pois é ele quem vai aprender a fazer a escolher sua profissão e, com este conhecimento, poderá fazer outras escolhas em sua vida.
Um Grande Abraço!!
Comentários: Seja o primeiro a comentar!