CAREER COACHING: QUANDO FAZER?

2ª Temporada, Vídeo 2: Você sabe em que situações o Career Coaching pode ser essencial para seu crescimento profissional?

Neste vídeo, descrevo brevemente como o career coaching pode te ajudar no início da carreira, ao buscar ascensão profissional, ao mudar de emprego, ao superar o desemprego, ao mudar de carreira, ao superar a estagnação profissional e na preparação para a aposentadoria.

 

AO INICIAR UMA CARREIRA: Ao entrar no Ensino Superior, é comum que se tenha a sensação de “dever cumprido” por já ter escolhido uma profissão. Na verdade, este é apenas o primeiro passo para a construção de uma carreira, pois ainda há muito trabalho a ser feito. Neste caso, o processo de coaching visa auxiliar o coachee a compreender melhor seus valores pessoais, interesses, talentos e motivadores; mapear suas competências, estudar o mercado de trabalho e a desenvolver um plano de ação para os primeiros anos de sua vida profissional.

AO BUSCAR ASCENSÃO PROFISSIONAL: É esperado que após algum tempo desenvolvendo uma atividade profissional, a pessoa sinta a necessidade de encontrar novos desafios. Um dos sintomas de que isso está acontecendo é quando nos sentimos acomodados com um trabalho e deixamos de nos sentir desafiados por ele. Neste caso, o coaching de carreiras tem o objetivo de ajudar a pessoa a planejar seu crescimento profissional, identificando os objetivos a ser alcançados e possíveis falhas no currículo que possam impedi-lo de conquistá-los, além de desenvolver um plano para a busca de um novo trabalho.

AO MUDAR DE EMPREGO: Quando o coachee deseja mudar de emprego, é papel do coach auxiliá-lo a definir uma estratégia e os prazos para realizar a mudança, criar um plano para busca de um novo emprego ou criar um plano para começar um negócio próprio. Caso o coachee esteja buscando um emprego por ter ficado desempregado, o coaching deve também auxiliá-lo a identificar e mudar atitudes que possam ter diminuído a eficiência de seu trabalho e provocado sua demissão.

AO MUDAR DE CARREIRA: Às vezes, mudar de emprego não é o suficiente, pois o coachee sente-se desmotivado para empreender os esforços necessários para alavancar sua carreira atual. Na mudança de carreira, o coaching visa auxiliar o coachee a: 1- identificar uma nova carreira, a avaliar quais competências e conhecimentos da carreira anterior podem ser úteis e quais precisam ser desenvolvidos; 2- Desenvolver ações estratégicas para ingressar na nova carreira, tais como pesquisar oportunidades e encontrar formas para adquirir experiência; 3- Elaborar um plano de desenvolvimento de carreira a médio prazo.

AO SUPERAR A ESTAGNAÇÃO PROFISSIONAL: É comum que profissionais que se mostraram promissores e apresentavam resultados acima da média no início de sua carreira, mas não desenvolveram suas habilidades e atitudes o suficiente para que respondam às exigências do momento atual de sua carreira, fazendo com que suas oportunidades de crescimento ficassem limitadas, estagnando seu desenvolvimento profissional. Para ajudar o coachee que passa por esta situação o coach deve auxiliá-lo a compreender os fatores que contribuíram para que sua carreira saísse do rumo esperado, a desenvolver as habilidades necessárias para retomar seu crescimento e a adaptar-se a mudanças.

APOSENTADORIA: Aposentadoria é um momento ansiosamente esperado por muitos profissionais, mas também é bastante comum que o aposentado encontre dificuldades em se adaptar a sua nova rotina. O trabalho do coaching começa com a preparação para a aposentadoria, que inclui o levantamento das expectativas e do projeto de vida do coachee, além de auxiliá-lo a pensar seu planejamento financeiro. Com a chegada da aposentadoria, chega o momento de organizar e se adaptar a uma nova rotina que contemple seus objetivos e seus relacionamentos.

Comentários: Seja o primeiro a comentar!

Participe: deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.