2ª Temporada, Vídeo 4: Você vive o eterno desafio de equilibrar sua vida pessoal com o trabalho?
Mudanças sociais desenvolvidas nos últimos anos tornaram ainda mais difícil a tarefa de balancear as exigências da vida profissional com nossa vida pessoal. Como saída, resta-nos a alternativa de separar o tempo, o espaço e o esforço dedicados ao trabalho e à vida particular, definindo claramente os papéis desempenhados em cada um destes contextos.
Frequentemente vejo as pessoas se queixarem de não ter tempo para se dedicar à vida pessoal. Em função do trabalho, acabam não dando a atenção que gostariam à família, aos amigos, a seus hobbies e outros componentes que fazem parte da nossa vida fora do trabalho.
No vídeo de hoje, vou responder porque isso acontece e o que podemos fazer quando nos vemos nesta situação.
Vamos à primeira pergunta: Porque nos absorvemos tanto com o trabalho a ponto de não encontrarmos tempo para o que é importante em nossa vida pessoal?
Para te tranquilizar, é bom você saber que a culpa não é toda sua!! Existem diversos fatores sociais apontados pelos estudos na área do trabalho que dificultam a tarefa de equilibrar nossa vida pessoal e profissional.
Alguns destes fatores são:
Um progressivo Achatamento dos salários ao longo dos anos.
Diminuição do número de postos de trabalho.
Aumento das exigências sobre o trabalhador.
O avanço das telecomunicações que torna o trabalho presente em qualquer lugar.
Modelo de sucesso centrado em “assumir os valores da empresa”.
Mudanças nas expectativas quanto à qualidade de vida. Cada vez mais pessoas valorizam o tempo livre, o convívio com suas famílias.
Para dificultar um pouco as coisas, as empresas passaram a avaliar seus funcionários pelos resultados obtidos e não mais pelo número de horas trabalhadas. Tornou-se comum que a jornada oficial de trabalho seja desconsiderada e que seja esperado que o trabalhador dedique-se plenamente aos objetivos da empresa em detrimento de seu descanso semanal.
Por ultimo, é possível também observar uma mudança nas expectativas das pessoas quanto a à suas vidas pessoais. Cada vez mais pessoas querem ter tempo para se dedicar a atividades de lazer, à família, aos amidos e para cuidar da saúde.
Perceberam que esta é uma conta que não fecha? O tempo é um recurso limitado e de um lado, somos exigidos de trabalhar cada vez mais, por outro lado queremos ter mais tempo para nós mesmos. Não é a toa que experimentamos um eterno conflito entre a carga de trabalho exigida de nós e nossos desejos de liberdade e autonomia.
Agora vamos responder à segunda pergunta: O que podemos fazer para amenizar este conflito?
Uma coisa que pode ajudar a diminuir este conflito é delimitar cada uma destas dimensões da vida. Aqui me refiro a definir o tempo, o espaço e o esforço que será dedicado para o trabalho e para a vida pessoal.
Considerando que o trabalho invade nossa vida pessoal por email, whatsapp e celular, também é interessante manter emails separados e, se possível, telefones separados para o trabalho e para família e amigos.
Se você trabalha em casa, tente separar o espaço do seu escritório e os horários que estará dedicado ao trabalho.
Isso te ajudará a definir os diferentes papéis que você desempenha no trabalho e na sua vida pessoal.
Como você viu, a mistura do trabalho com nossa vida pessoal é facilitada por mudanças que aconteceram e continuam acontecendo na sociedade. Como não é possível impedir a sociedade de mudar, o que nos cabe é desenvolver habilidades para conciliar as demandas do trabalho com nossos desejos pessoais.
Grande abraço e até mais.
Comentários: Seja o primeiro a comentar!