Nunca se falou tanto em psicopatologia. Ansiedade, pânico e depressão são assuntos recorrentes em notícias e em diferentes publicações disponíveis na internet.
Por outro lado, a indústria farmacêutica registra vendas sem precedentes de psicofármacos. Diante deste cenário, faz-se necessário discutir a própria essência da psicopatologia e da saúde mental.
Foi exatamente com a proposta de fazer esta discussão que o Grupo de Estudo Desconstrução da Psicopatologia foi concebido. Nele, partiremos da leitura da obra “A Condição Humana” de Hannah Arendt como forma de repensar aquilo que definimos como transtorno mental e aquilo que podemos creditar como características inerentes à existência humana. Neste sentido, Hannah Arendt é uma autora única, pois articula as diferentes dimensões da vida pública como o poder e a política à forma como experimentamos a existência.
Seu estudo, torna-se imprescindível para uma compreensão da psicopatologia que vá além das categorias nosológicas presentes no DSM-V, permitindo uma compreensão dos transtornos mentais e dos sofrimentos psíquicos a partir da relação que aquele que sofre de um transtorno possui com o mundo que o cerca. Esta é uma condição essencial para evitar o efeito moralizador da psicopatologia denunciado por Foucault.
INÍCIO: 06/08/2016
TÉRMINO PREVISTO: Dezembro de 2016.
HORÁRIO: Primeiro e terceiro sábados do mês, das 9:30 às 12:00.
OBJETIVOS: Discutir a psicopatologia do ponto de vista fenomenológico, bem como, problematizar as noções de saúde e doença mental a fim de promover a compreensão do indivíduo e de sua existência. Ao longo do ano serão discutido o livro “A Condição Humana” de Hannah Arendt com o objetivo de compreender o homem a partir de sua existência, e problematizar a compreensão da Psicopatologia.
PÚBLICO ALVO: Psicólogos, estudantes de Psicologia e demais profissionais interessados na área da Saúde Mental e da Fenomenologia
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 17
LOCAL: Clóvis Beviláqua, 243, sala 15, Guanabara, Campinas
INVESTIMENTO: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) pagos no primeiro encontro de cada mês.
DÚVIDAS E INFORMAÇÕES: marciosouzacursos@gmail.com
Para fazer sua inscrição, basta preencher o formulário abaixo e fazer o depósito da primeira mensalidade, as instruções para o depósito estão no próprio formulário.
Comentários: Seja o primeiro a comentar!