Neste vídeo, dou algumas dicas de como você pode se conhecer um pouco melhor para acertar sua escolha profissional.
Com a abertura da temporada de inscrições para os principais vestibulares do Brasil, tenho recebido muitas mensagens e muitos clientes completamente perdidos, sem saber que profissão escolher. Nos meus anos de experiência orientação profissional, percebi que a maior parte das dificuldades referentes à escolha profissional estão relacionadas a falta de autoconhecimento e/ou à falta de conhecimento sobre as profissões.
Olá, eu sou Márcio Souza do canal Márcio Souza Coaching e o vídeo de hoje é dedicado a todas as pessoas que eu já atendi ou que deixaram comentários aqui no Canal dizendo o seguinte:
Não sei o que fazer!!
Não tenho a mínima ideia de que profissão devo seguir!!
Não consigo me decidir, cada hora quero fazer uma coisa diferente!!
Quando acho que já escolhi, vem alguém e fala de uma profissão diferente!! Daí eu já não sei mais nada!!
Ou que me dizem o seguinte:
Não acho que vou conseguir escolher!!
Até agora não me interessei por profissão nenhuma!!
Sei como é frustrante viver a situação de quem me trás estes desabafos, mas tem algumas coisas que nós podemos fazer para nos ajudar a escolher uma profissão.
Existe um grande número de fatores que podem atrapalhar a escolha profissional, mas na maior parte das vezes tive a oportunidade de ajudar pessoas com dificuldades em escolher suas profissões, ela está relacionada com um destes dois aspectos: 1- a falta de autoconhecimento e 2- a falta de conhecimento da realidade profissional.
A Questão do conhecimento a respeito das profissões, eu tratarei no próximo vídeo Neste vídeo, eu vou focar na questão do autoconhecimento: passamos a maior parte de nossa vida escutando das pessoas o que devemos aprender, como devemos nos comportar, o que devemos estudar, o que é importante e o que não é e, com raras exceções, encontramos quem nos pergunte o que nos interessa aprender, como avaliamos nosso comportamento e o que consideramos importante em nossa vida. O resultado disso é que aprendemos muito sobre como devemos agir para sermos aceitos e muito pouco a respeito de como percebemos nossas próprias características na hora de fazer uma escolha profissional.
Daí você pode me dizer: “Márcio, então estou ferrado! Preciso escolher uma profissão e não sei nada sobre mim!”
Calma que não é bem assim, claro que autoconhecimento é algo que construímos ao longo de toda nossa vida. Mas para fazer sua escolha profissional você pode centrar sua atenção em algumas características que com certeza você já tem, mas ainda não dedicou o tempo necessário para conhecê-las melhor..
Para te ajudar a conhecer um pouco mais suas características que podem ajudar na escolha da sua profissão, vou propor um exercício. Para fazer este exercício, basta você pegar uma folha de sulfite e dividi-la em três colunas, mas se você preferir, basta acessar o link na imagem abaixo para baixar a tabela em PDF.
Para fazer o exercício, com a tabela em mãos:
- Na Primeira Coluna, liste todas as suas qualidades. Não adianta me dizer que você não tem qualidades, pois isso é impossível, todo mundo é bom em alguma coisa. Não adianta simplesmente preencher um monte de coisas aqui, pare para pensar se você realmente tem estas características.
- Na segunda coluna, liste quais são as coisas que te despertam interesse. Já tive várias pessoas que me disseram, “Ah, Márcio! Eu não tenho interesse em nada!!”. Mas mesmo estas pessoas, depois de avaliar um pouco quais eram as coisas que as motivavam conseguiam listar alguns interesses.
- Na Terceira coluna, liste todas as coisas que você acredita fazer bem ou ser capaz de fazer. Pense nas coisas que você faz no seu dia a dia, nas matérias da escola e também nas coisas que você não faz ainda, mas sente-se capaz de fazer.
Veja um exemplo da tabela preenchida:
Preenchi a tabela acima para te mostrar o raciocínio que você deve fazer na hora de preencher a sua com suas próprias características.
Na coluna QUALIDADES, imaginei uma pessoa que tem uma facilidade muito grande em aprender diferentes assuntos, então colocamos aqui “aprendizado rápido”; que tenha facilidade de se colocar no lugar do outro, portanto “empatia”; “Solidariedade” por se preocupar em ajudar a solucionar problemas de outras pessoas, além de Proatividade calma e criatividade.
Na coluna INTERESSES, esta mesma pessoa se preocupa em compreender “questões sociais” como diferenças econômicas, além de se interessar por legislação, história, geopolítica, pessoas e questões emocionais.
Já na coluna HABILIDADES, esta pessoa tem facilidade em flexibilizar seu raciocínio, de argumentar sob diferentes pontos de vista, de convencer as pessoas daquilo que ela acredita, de analisar situações ou problemas nos mínimos detalhes, de escutar o que os outros têm a dizer e de fazer cálculos.
Pode ser que você sinta um pouco de dificuldade na hora de fazer este exercício, pois temos o costume de valorizar mais os nossos aspectos negativos que os positivos. Mas por isso mesmo esta reflexão irá te ajudar a ter mais consciência de seu potencial, de suas características e, com isso, poderá avaliar melhor que profissão tem mais a ver com você.
Como você viu, pensar a respeito das próprias características pode ser um pouco complicado no começo, mas à medida que você se conhecer melhor, esta tarefa ficará mais fácil. Além disso, não tem como fazermos uma boa escolha sem dedicar um tempo para pensar naquilo que nos torna apto para desenvolver uma profissão.
Se você não conseguir pensar nestas características sozinho, considere a possibilidade de procurar uma ajuda profissional, afinal existe gente especializada em solucionar este tipo de problema.
No próximo vídeo vou te ajudar a conhecer melhor as profissões que você tem interesse e se você quiser ser avisado ele estiver no ar, basta assinar o canal Márcio Souza Coaching. Aproveite também para conhecer nossa fanpage no Facebook.
Grande abraço e muito sucesso!!
Comentários: Seja o primeiro a comentar!