Ikigai: conceito para viver com propósito na profissão

Ikigai: conceito para um viver com propósito e de bem com a questão profissional

Viver é muito mais do que estar vivo, respirar, andar, se alimentar e trabalhar. Viver, de fato, é estar em harmonia com o que te rodeia, com as coisas que você faz e com as pessoas que estão com você. Um viver com propósito é baseado em um viver capaz de realizar e experienciar coisas que dão prazer, pois são essas ações, com sabor, que dão sentido à vida. Elas são capazes de tornar a existência mais longa e feliz. 

Este é o princípio do Ikigai, um conceito japonês, que traduzido, significa “vida que vale a pena”. Para entender melhor a ideia e saber como o pensamento pode ajudar na satisfação na carreira, acompanhe a leitura e confira as perguntas e respostas sobre Ikigai e profissão.

Mas o que o Ikigai diz?

O Ikigai propõe uma observação atenta de nós mesmo e de nossos impulsos mais naturais – aqueles que tínhamos na infância, por exemplo. O que gostávamos de fazer quando crianças? O que nos dava prazer? Este olhar para dentro nos aproxima de nosso propósito e nos leva a experienciar a vida com muito mais alegria. O cotidiano e suas obrigações acabam por nos distanciar do que se define como nosso Ikigai. 

O Ikigai e o propósito na carreira O Ikigai e o propósito na carreira 

O conceito, sob a ótica profissional e de propósito, estabelece uma intersecção entre missão, paixão, talento e profissão, que resulta no Ikigai de cada um. Para definir cada termo, é preciso estar atento e lançar mão do autoconhecimento para saber o que se ama fazer, o que se é bom em fazer, o que pode ser pago para fazer e o que é bom para o mundo. A união, a soma, o centro de tudo isso, pode ser apontado como o caminho para um viver mais consciente, significativo, feliz e harmonioso. 

O Ikigai e as escolhas profissionais

Muitas vezes, as escolhas profissionais são feitas com base em uma única questão, como, por exemplo, a questão financeira. Ao se limitar a essa necessidade, a profissão fica restrita a satisfazer apenas uma parte do ser, não sendo capaz de alimentar e suprir todas as outras que o compõem, como gostos e valores pessoais. O Ikigai convida para um olhar mais abrangente e inclui outras necessidades do indivíduo, tão importantes e vitais quanto. Assim, as chances de se sentir feliz, realizado e motivado são bem maiores. 

Confira abaixo as perguntas e respostas que vão esclarecer ainda mais o papel do Ikigai no campo profissional:  

1. Como o conceito do Ikigai pode contribuir para uma experiência de vida mais saudável, harmônica e feliz? 

Ikigai em japonês significa, justamente, “vida que vale a pena”. No senso comum, dizemos que toda vida vale a pena. Esta afirmação pode ser válida em um contexto humanitário, se referindo à valorização da vida, mas quando falamos de carreiras, precisamos problematizar o que, de fato, significa uma vida que vale a pena na perspectiva de cada indivíduo.

A contribuição do Ikigai está, justamente, nos questionamentos que são feitos como parte do processo para que a pessoa chegue à conclusão do que vale a pena em sua vida. Ao fazermos este questionamentos, temos a possibilidade de compreender qual o propósito que nos move em  cada dimensão de nossa vida. 

2. Quando falamos de carreira e de desenvolvimento profissional, de que forma a compreensão do que propõe o Ikigai pode trazer resultados positivos?

Os resultados positivos obtidos estão relacionados com a mudança de perspectiva a respeito daquilo que motiva nosso trabalho. É comum escutar de quem busca a orientação de carreiras queixas referentes ao sentido do trabalho. Quando pergunto o sentido do trabalho para estes clientes, a resposta geralmente é algo na linha de: “Ah, meu trabalho paga as minhas contas”, “É com isso que eu mantenho a minha família”. 

Com o Ikigai, podemos identificar quais valores pessoais movem esta pessoa e se o trabalho está compatível com estes valores ou não. Fundamentados nestes valores, podemos ajudar a pessoa a redefinir o sentido do trabalho de forma que ele esteja mais alinhado com seus valores pessoais. Desta maneira, o sentimento de realização tem mais espaço para florescer, pois o trabalho não atende mais à necessidade financeira apenas, mas está em coerência com valores que fazem parte da vida da pessoa.

3. De forma prática, nos atendimentos como coaching de carreira e orientador profissional, como o conceito do Ikigai é aplicado? 

Em minha prática, uso o Ikigai de duas maneiras distintas. A primeira delas é fazendo o exercício de refletir sobre os componentes de cada círculo do Ikigai e depois de cada uma das interseções. Desta forma, é possível ajudar o cliente a encontrar seu próprio Ikigai. Na segunda forma, uso os campos do Ikigai como um plano de fundo para avaliar o quanto as decisões tomadas pelo cliente atendem aos critérios estabelecidos por ele ao responder ao Ikigai.

Gostou de saber sobre o Ikigai? Então, compartilhe para que mais gente possa conhecer esse conceito e, quem sabe, encontrar um caminho mais feliz no trabalho. No site, você acessa mais informações e dicas sobre carreira, profissão e autoconhecimento. Fica o convite para uma visita.

Comentários: Seja o primeiro a comentar!

Participe: deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.