#FICAADICA 08: O vídeo de hoje é para você que já está formado mas acha que ainda tem muito a aprender para realizar seus objetivos profissionais.
Quando nos sentimos desta maneira, uma pós-graduação pode ser uma excelente opção. Mas aí nos deparamos com uma quantidade imensa de modalidades de cursos: Especialização, MBA, Mestrado, Mestrado profissional e Doutorado. Tantas opções podem criar uma confusão na hora de decidirmos qual a melhor opção para nossas necessidades. Para acertar na escolha, é preciso avaliar qual destas modalidades será a melhor opção para atender a seus objetivos profissionais.
Existem duas modalidades de pós-graduação reconhecidas pelo MEC:
STRICTO SENSU: Visa a formação de pesquisadores que terão a habilidade de conduzir estudos científicos dentro de um campo de atuação profissional como uma forma de manter o desenvolvimento do conhecimento que servirá de subsídio para os demais profissionais da área.
Mestrado Acadêmico: São voltados para a formação de professores e pesquisadores que atuarão nas diferentes universidades ministrando aulas e conduzindo pesquisas.
Mestrado Profissional: É uma modalidade criada recentemente, Tem o objetivo de contribuir para o crescimento do setor produtivo brasileiro por meio do estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.
Doutorado: O doutorado é muito parecido com o mestrado acadêmico. A principal diferença está no grau da exigência que será feita sobre o candidato. Duram em média quatro anos, o dobro do tempo do mestrado, durante os quais o profissional terá que desenvolver uma pesquisa que traga alguma inovação para o conhecimento referente a sua área de atuação.
OBS: Todos os cursos da modalidade stricto sensu precisam ser recomendados pela CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) e podem ser consultados no site: http://www.capes.gov.br/cursos-recome…
LATO SENSU: O objetivo de promover a capacitação profissional, com enfoque prático daqueles que já possuem o diploma de um curso superior, independente da área de atuação.
Especialização: que possuem um caráter mais técnico e voltados inteiramente para a prática profissional. São indicados para quem busca aprimorar o conhecimento dentro de sua profissão, sempre visando o mercado.
MBAs: que no Brasil, são cursos de especialização voltados para a área de administração. São indicados para aqueles que querem se tornar especialistas em gestão com visão de negócios e de mercado.
Para serem classificados como LATO SENSU, os cursos de Especialização e MBA precisam ter carga horária mínima de 360h, ter 50% de mestres e doutores no corpo docente e ser vinculados a uma Universidade credenciada pelo MEC.
Para escolher entre estas diferentes modalidades, você deve ter em mente quais são os seus objetivos profissionais e, a partir deles, avaliar qual destes caminhos será melhor para você.
Depois de escolher a modalidade de pós-graduação que melhor atende às suas necessidades, fique atento a qual instituição você irá escolher. Nesta hora vale tomar alguns cuidados:
1) Antes de se matricular, verifique a infra estrutura da instituição, converse com professores e alunos para conhecer melhor o curso;
2) Procure verificar qual a percepção que o mercado tem dos profissionais formados no curso que você pretende fazer.
Caso tenha restado alguma dúvida, lembre-se que você pode mandá-la por email, pela nossa Fanpage no Facebook ou aqui mesmo nos comentários do vídeo. Ah, e se você gostou deste vídeo, deixe seu like e assine o Canal Marcio Souza Coaching no youtube.
Se você quiser ser avisado quando novos programas saírem, basta fazer sua inscrição no canal.
Comentários: Seja o primeiro a comentar!