#FICAADICA 06 – Você quer saber para quê servem os estágios durante a faculdade, no que eles podem contribuir para a sua carreira e qual a razão para cada estágio exigir que você esteja em uma série diferente do curso superior?
Então este vídeo foi feito para você escolher o ESTÁGIO certo para seus objetivos profissionais.
O QUE SÃO ESTÁGIOS:
Segundo a Lei de Estágios 11.788 de 2008. Em seu Artigo 1º, estágios são um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o mercado produtivo”. Isso significa que os estágios não são empregos, eles são parte do processo de formação profissional do estagiário.
TIPOS DE ESTÁGIO:
Os estágios são divididos em obrigatórios que fazem parte do seu curso e os não obrigatórios, que contam como atividade extracurricular, mas que são oferecidos a partir de uma parceria entre sua faculdade e a instituição onde você vai estagiar.
PARA QUE SERVEM:
Os estágios servem para:
- Permitir que o estagiário desenvolva competências e habilidades referentes à profissão que ele estuda.
- Desenvolver experiência prática na sua profissão.
- Te ajudar a descobrir qual área de sua profissão te interessa mais para se especializar no futuro e criar um diferencial em sua atuação.
O que acontece é que cada atividade exige um conjunto de habilidades de competências diferentes para desenvolvê-las e os cursos superiores são pensados para formar nos primeiros anos as habilidades mais básicas de uma profissão e nos anos finais, as mais complexas. É unicamente por esta razão que alguns estágios são oferecidos somente para os alunos que estão nas séries finais do curso.
Se você ficou animado para fazer um estágio para aprender mais sobre sua profissão, procure o setor de estágios na sua faculdade, uma agência de estágios como o CIEE (http://www.ciee.org.br/ e a FUNDAP (http://estagio.sp.gov.br/), se você for do Estado de São Paulo ou até mesmo pelos sites das instituições que oferecem vagas na sua área.
Um Grande Abraço!!
Comentários: Seja o primeiro a comentar!