Desde o primeiro vídeo do Canal Márcio Souza Coaching, recebi diversos emails e mensagens com dúvidas a respeito dos testes vocacionais.
Compreendo estas dúvidas, afinal a grande quantidade de sites prometendo teste vocacional online confunde quem não conhece de perto o assunto. Portanto, este vídeo é dedicado a responder a estas perguntas: 1. O que é teste vocacional?; 2. Teste Vocacional Funciona?; 3. É preciso acompanhamento profissional para fazer teste vocacional?; 4. Os testes vocacionais são suficientes para guiar a escolha profissional?.
Vamos à primeira dúvida: O que são testes vocacionais?
Eu sei que a internet está cheia de “testes vocacionais gratuitos”, basta digitar no google que aparece um monte de sites com a promessa de solucionar suas dúvidas profissionais. Mas o fato é que o material disponível nestes sites não pode ser chamado de teste vocacional, pois não passam de questionários formulados para fazer com que você acesse o site onde eles são hospedados.
Um teste psicológico de verdade é resultado de um longo processo de pesquisa para garantir que ele avalie exatamente aquilo que ele se propõe avaliar e que seus resultados sejam confiáveis.
Então quando eu falar de teste aqui, estarei me referindo a estes que são resultado de pesquisas científicas e não a estes questionários online.
No caso dos testes vocacionais, eles são testes psicológicos que têm o objetivo de avaliar interesses, habilidades e características de personalidade de uma pessoa com o objetivo de ajudar no seu processo de escolha profissional.
Segunda dúvida: Teste Vocacional funciona?
Esta resposta depende de que testes você está falando: aqueles da internet, que você encontrou gratuitamente no google, não, eles não funcional. A razão é bem simples, como expliquei acima, estes questionários não são desenvolvidos a partir de pesquisas, portanto não há como afirmar o grau de precisão de seus resultados. Meu conselho é que você deixe estes sites para se divertir com seus amigos.
Mas se você está se referindo a testes aplicados por psicólogos especialistas em orientação profissional, claro que funcionam!! Afinal, um teste vocacional é resultado de anos de pesquisas a fim de garantir que seus resultados sejam confiáveis. Além disso, o psicólogo que opta em aplicar um teste vocacional em seus clientes tem que se especializar para aprender a avaliar seus resultados.
Terceira dúvida: É preciso acompanhamento profissional para fazer teste vocacional?
Sim, Claro!! Afinal, de acordo com a lei que reconhece a psicologia como profissão (Lei nº 4.119, de 27/08/1962, art 13º), somente um psicólogo capacitado, devidamente registrado do CRP, poderá fazer a aplicação e a interpretação dos resultados dos testes a fim de auxiliar a pessoa que está em dúvida.
Outra coisa, antes de serem comercializados e usados pelos psicólogos, os testes psicológicos precisam ter seu uso autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia, que mantém um órgão responsável por avaliar periodicamente os estudos que fundamentam os testes aprovados para uso e daqueles acabaram de ser desenvolvidos e precisam de aprovação para comercialização.
Muitas vezes escuto críticas a estas restrições, mas elas estão presentes em nosso dia a dia e são muito bem aceitas no caso de outras profissões. Não sei quanto a você, mas eu não gostaria de ser operado por alguém que não seja devidamente diplomado em medicina, ou defendido por alguém que não seja registrado na OAB.
Além disso, como alguém que não se formou em psicologia pode compreender adequadamente os resultados de um teste, se o próprio psicólogo precisa de cinco anos para terminar sua faculdade, além dos anos a mais de especialização para aprender a usar adequadamente os testes? Uma analogia muito simples são os exames médicos. Quantas vezes, retiramos os resultados no laboratório e não sabemos o que fazer com eles? Até que chega o dia de nossa consulta e o médico nos auxilia a entender o que aqueles números (ou imagens) significam.
Quarta dúvida: Os testes vocacionais são suficientes para guiar a escolha profissional?
Não, pois para uma boa escolha é necessário que a pessoa conheça bem suas habilidades, características de personalidade, além de conhecer as profissões em que tem interesse. Além disso, a pessoa deve ter, pelo menos, uma noção daquilo que ela espera de seu futuro. Sem estes elementos fica muito difícil fazer uma boa escolha.
A discussão dos resultados dos testes com o psicólogo pode ajudar a pessoa a se conhecer um pouco melhor, ao revelar características que ela nunca havia observado mais atentamente e ao ajudá-la a refletir sobre si mesma. Mas é necessário pensar nos outros elementos que mencionei.
Por último, lembre-se que teste nenhum te dará uma resposta definitiva sobre que profissão você deve seguir, eles permitem que você conheça melhor suas características para fazer uma escolha mais consciente, mas no final das contas a escolha será sempre sua.
Isso é o que me faz recomendar que ao invés de procurar por um teste vocacional simplesmente, a pessoa procure um processo de orientação profissional. Eu explico a diferença no primeiro vídeo do canal, o link para o vídeo vai aparecer aqui na tela e também estará lá nas descrições.
Grande abraço e muito sucesso!!
Comentários: Seja o primeiro a comentar!