Como conhecer as profissões antes da escolha? Um roteiro para te guiar nessa descoberta

Como conhecer as profissões antes da escolha? Um roteiro para te guiar nessa descoberta
Como conhecer as profissões antes da escolha? Um roteiro para te guiar nessa descoberta

É complicado escolher por uma coisa e não outra antes de conhecer cada uma, certo? Quando falamos em escolha profissional, o que se nota é que, muitas vezes, não há um conhecimento, verdadeiro, acerca das profissões possíveis, nem de quais caminhos devem ser trilhados para essa decisão. Temos então um desconhecimento que deixa tudo mais difícil. Posso perceber esta falta de conhecimento a respeito das atividades e dos critérios para a escolha profissional por meio dos comentários deixados nos vídeos no YouTube e também nos e-mails que recebo.

Para ajudar nesse caminhar e nesse processo de colher informações, preparei um roteiro sobre as profissões que você pode acessar aqui. Mas, antes disso, convido para seguir com a leitura deste texto. Nele, apresento alguns critérios que devem ser considerados na hora de decidir sobre sua carreira. Vamos lá?

 

Como definir os critérios da escolha profissional?

Não é raro eu receber algum comentário do tipo: Não sei se faço Medicina ou Biologia! Gosto de História e Geografia, você acha que eu devo fazer Direito? Tenho certeza que quero a área de exatas, mas não sei se faço Engenharia Mecânica ou Civil. Este tipo de dúvidas demonstra que a pessoa não conhece o suficiente a respeito destas profissões para ter a segurança necessária na hora de definir os critérios para escolher entre as diferentes opções que ela tem em mente.

O primeiro passo para saber mais a respeito das profissões é você ter clareza sobre os tipos de informações mais importantes e que farão a maior diferença na sua escolha profissional. Chamamos isso de critérios. Por exemplo: vamos supor que você precise comprar um computador. Para que você fique satisfeito com sua compra, será necessário que você pense em algumas coisas antes: 1) Qual seu orçamento? 2) Quais são as suas necessidades? 3) Você prefere um Desktop ou um Notebook? 4) Se for um Notebook, qual tamanho? 5) Quanto de RAM? 6) Qual processador? 7) Qual o sistema operacional?.

Viu? Provavelmente, você usa critérios o tempo inteiro para fazer suas escolhas, mesmo que você não perceba. É importante que você pare para refletir sobre quais são os critérios que você vai usar para escolher a sua profissão. E como estes critérios nem sempre são tão óbvios, como os que você usa para escolher um computador, eu vou listar alguns que podem te ajudar a conhecer melhor as profissões que te interessam.

 

1º– COMO É O CURSO?

Evite frustrações. A forma como os cursos no Ensino Superior estão estruturados pode gerar um desânimo e frustração em que começa a estudar sem conhecer exatamente a grade. Como as matérias mais básicas são dadas no início do curso, pode acontecer de você entrar em um curso de Engenharia Civil acreditando que vai aprender a construir uma ponte já no começo do curso, mas se deparar de cara somente com matérias como Cálculo, Estatística, Geometria Analítica, Física, Química e Desenho no primeiro semestre.

Por isso é importante que você pesquise nos sites das universidades quais são as matérias que compõem o currículo do curso que te interessa, como elas estão distribuídas ao longo do curso e quais os conteúdos estudados por cada uma delas.

 

2º– COM O QUE ESTE PROFISSIONAL TRABALHA?

Aqui, a dica é conhecer o dia a dia de trabalho do profissional. Esta pergunta se refere aos OBJETOS DE TRABALHO da profissão que te interessa. São as coisas que fazem parte do cotidiano do profissional desta área. Por exemplo, um advogado, em geral, passa muito pouco de seu tempo em audiências com o juiz, pois a maior parte de seu trabalho acontece quando ele está fazendo pesquisa de leis e precedentes jurídicos, escrevendo requerimentos e petições, preparando a argumentação relacionada aos casos que defende.

 

3º– QUAIS SÃO OS LOCAIS DE TRABALHO DESTE PROFISSIONAL?

Além de saber com o que o profissional trabalha, é muito importante você saber onde acontece o trabalho dele. O lugar físico mesmo em que ele executa seu ofício. Por exemplo, um psicólogo pode trabalhar em escolas, hospitais, comunidades, no judiciário, em consultórios, empresas e até no campo de futebol ajudando a melhorar o desempenho do seu time preferido. Claro que nem todos os psicólogos trabalham em todos estes lugares, pelo contrário, geralmente eles se especializam em uma destas áreas.

Para você conhecer os locais de trabalho das profissões que te interessam, você pode recorrer aos mesmos sites que você usou para conhecer os objetos de trabalho destes profissionais.

 

4º– QUAIS SÃO SUAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO?

Conhecendo os objetos de trabalho de uma profissão e os possíveis locais para a atuação do profissional, é hora de avaliar as áreas de atuação que uma profissão oferece. Isso se faz necessário, pois cada profissão tem inúmeras áreas diferentes de atuação que acontecerão nos mesmos locais e usando os mesmos objetos de trabalho.

Por exemplo, muitos médicos precisam usar diferentes instrumentos em sua atuação profissional e muitos deles trabalham em hospitais, clínicas e centros de saúde. Mas O QUE ELES FAZEM nestes locais? Isso será definido pela área da Medicina que eles escolherem. Por exemplo: cardiologia, neurologia, saúde coletiva, pediatria e muito mais.

A mesma subdivisão acontece em qualquer profissão, portanto, faça sua pesquisa para descobrir quais são as áreas de atuação das profissões que te interessam.

 

5º– COMO SE DESENVOLVE A CARREIRA DESTE PROFISSIONAL?

Já atendi muitas pessoas frustradas, pois após fazer um curso superior, não conseguiam se inserir no mercado de trabalho. As razões, em geral, eram ou por uma escassez de vagas para este profissional ou porque estas pessoas queriam atuar em uma área muito específica e pouco desenvolvida da profissão. Para evitar esta situação, você pode pesquisar quais áreas oferecem mais vagas para a profissão que te interessa e avaliar se você gostaria de trabalhar em uma destas áreas.

Outro aspecto importante para ser avaliado é a remuneração média da profissão. Pesquise qual a média do salário inicial de um recém formado e também o salário para os postos mais altos que você pode alcançar nesta profissão.

Onde encontrar as informações sobre profissões?

Roteiro para baixar: Como posso auxiliar meu filho em escolha profissional?
Roteiro para baixar: Como posso auxiliar meu filho em escolha profissional?

Você deve estar se perguntando onde encontrar as respostas para todos esses questionamentos, certo? Quais os canais mais seguros e confiáveis para essas informações? Para sanar as dúvidas que levantei sobre as profissões, você pode recorrer aos sites das próprias universidades, sites como Guia do Estudante e Guia da Carreira, além dos sites dos conselhos de classe como OAB, Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia etc. É importante que a busca seja feita em sites de referência e com credibilidade.

O ideal é que você faça a pesquisa para cada uma das profissões que você tem interesse para depois comparar cada uma delas é conseguir decidir qual se encaixa melhor em suas expectativas. No roteiro sobre as profissões que preparei, você terá todo o passo a passo para te guiar ao longo da sua jornada de conhecimento. Faça o download gratuito do material!

 

Gostou das dicas compartilhadas aqui? Espero que sim! Compartilhe com outros amigos que estejam nesse momento da escolha da profissão. Para mais conteúdos sobre orientação profissional, carreira e autoconhecimento, acesse meu site.

Comentários: Seja o primeiro a comentar!

Participe: deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.