COACHING

O termo coach aparece pela primeira vez na história para designar um veículo, puxado por um cavalo, que servia para o transporte de pessoas no século XV. Apesar da origem inusitada, o termo reflete muito bem a tarefa do coach de carreiras, que é auxiliar o seu cliente a superar a insatisfação com sua carreira e a atingir a plena realização de seus objetivos.

O que marca o processo de coaching é a parceria entre o coach e o cliente para que este avalie o momento atual de sua carreira, defina os objetivos que pretende alcançar e trace o caminho que o levará à realização de seus planos, auxiliando-o a superar as barreiras que o impedem de alcançar seus objetivos. Todos os objetivos são traçados pelo próprio cliente e, durante todo o processo, o coach o auxilia a buscar novas compreensões acerca dos dilemas profissionais que ele vive, com a intenção de possibilitar que ele próprio encontre novas alternativas para ampliar suas realizações e conquistas.

COACHING

O coaching de carreiras pode beneficiar pessoas que vivenciam as mais diferentes dificuldades profissionais, tais como:

  • Escolha de uma área de atuação dentro de uma profissão;
  • Entrada no mercado de trabalho;
  • Busca pela satisfação no trabalho;
  • Interesse por ascensão profissional;
  • Necessidade de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
  • Falta de qualidade de vida;
  • Superação do desemprego;
  • Superação da estagnação da carreira;
  • Mudança de área de atuação profissional
  • Preparação para a aposentadoria.

Perguntas e respostas

Qual a diferença entre Coaching Coach e Coachee?

Coaching é o nome dado ao processo no qual o coach (o profissional) auxilia o coachee (o cliente) a alcançar os resultados esperados em sua carreira.


O que é coaching?

O coaching é um processo no qual o coach utiliza diferentes metodologias aliadas à uma compreensão existencial com a finalidade de auxiliar o coachee a definir seus objetivos e a traçar estratégias para alcançá-los com o máximo de eficiência, potencializando seus resultados e melhorando seu sentimento de realização pessoal e profissional.


Quais as diferenças entre coaching e psicoterapia?

Embora a psicoterapia também tenha a finalidade de auxiliar o paciente a alcançar sua realização, existem duas diferenças básicas entre psicoterapia e coaching: primeiro, o coaching é um trabalho focado em conquistas concretas que podem ser medidas de alguma maneira, enquanto a psicoterapia é mais orientada para a promoção de uma ressignificação de sentimentos originados no passado do paciente e que geram sofrimento no presente. A segunda diferença é que o coaching não trabalha com sentimentos disfuncionais originados no passado, seu objetivo é promover resultados. Já a psicoterapia tem o objetivo de auxiliar o paciente a lidar com estes sentimentos que, por vezes, podem impedir o progresso de um trabalho de coaching.


Qual a diferença entre coaching e coaching de carreiras?

Os métodos usados no processo de coaching podem ser usados nas mais diferentes áreas, tais como: esportes, artes, moda, negócios e carreira. Considerando que cada um destes campos é altamente especializado, o coaching de carreiras é apenas uma delimitação da área de atuação do coach em função de sua área de especialidade. No caso do coaching de carreiras, o processo será dedicado a discutir questões relacionadas à vida profissional e ao desenvolvimento da carreira do coachee.


Quem pode se beneficiar do coaching de carreiras?

Qualquer pessoa insatisfeita com suas conquistas profissionais, que esteja disposta a refletir sobre os aspectos que impediram seu desenvolvimento e a fazer as mudanças necessárias para alcançar seus objetivos.


Posso fazer coaching à distância?

Sim, é perfeitamente possível conduzir as sessões de coaching à distância usando comunicadores como Skype, Google Hangouts ou FaceTime. Para isso, você deve se certificar que seu computador está com um antivírus atualizado e que sua rede é segura.

Márcio Souza é psicólogo, coach de carreiras, orientador vocacional e psicoterapeuta. Em cada uma destas áreas, o profissional tem a missão de promover o bem-estar, a qualidade de vida e a consciência de seus clientes e pacientes, proporcionando uma vida mais plena, com lucidez, capacidade de desenvolvimento e sentimento de autorrealização. Saiba mais.

CANAL MÁRCIO SOUZA NO YOUTUBE